Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Alunos da escola infantil comemoram o Dia da Independência do Brasil
Início do conteúdo da página

Alunos da Escola de Educação Infantil Casimiro Montenegro Filho, subordinada ao Grupamento de Apoio de São José dos Campos (GAP-SJ), comemoraram no dia 13 de setembro o Dia da Independência do Brasil. A escola, que organiza esse evento há 18 anos, contou com a presença de convidados como o Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correa, o Chefe do Subdepartamento Técnico do DCTA, Brigadeiro Engenheiro César Demétrio Santos e o Chefe do GAP-SJ, Coronel Intendente Marcelo Antenuzzi de Almeida.

A comemoração contou com a apresentação de 49 alunos, com idade de 5 anos, vestidos com uniformes militares da Aeronáutica, dramatizando o grito de “Independência ou Morte” e cantando o Hino da Bandeira e o Hino dos Aviadores Brasileiros, e cerca de 100 crianças, que desfilaram na área externa da escola, representando as aves do Campus, o sistema solar e os foguetes.

Na comemoração da Pátria 2018, o projeto trabalhado esse ano, enfatizou foguetes e satélites, o que favoreceu o aprendizado das crianças, pois foram temas ligados à vivência deles. O tema do projeto foi “O DCTA VISTO DE CIMA” e as crianças participaram da construção de Veículos Lançadores de Satélites.

Para o enriquecimento do projeto, as crianças participaram de jogos digitais através do Site Educacional da escola e fizeram uma visita ao Memorial Aeroespacial Brasileiro(MAB), onde assistiram filmes do lançamento dos veículos construídos no DCTA, cantaram o Hino dos Aviadores e visitaram as sondas que já foram lançadas por este Departamento. Elas puderam visitar o interior de um avião Bandeirante, fabricado no Brasil no fim da década de 60, conheceram o primeiro automóvel equipado com o motor a álcool e ainda viram a réplica do VLS.

Fim do conteúdo da página