Página inicial > Últimas Notícias > Páscoa dos Militares é celebrada na Capela Nossa Senhora de Loreto

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, DCTA e o Grupamento de Apoio de São José dos Campos, GAP-SJ realizaram, no dia 05 de abril, na Capelania Militar Nossa Senhora de Loreto, a celebração da Páscoa dos Militares.

A missa foi celebrada pelo Arcebispo Militar Dom Fernando José Monteiro Guimarães, sendo auxiliado pelo Tenente Coronel Capelão Carlos de Oliveira Berto, Capelão da Capelania Militar Nossa Senhora de Loreto e os Padres Mairon Wesley Gavlik Mendes, do Seminário Legionários de Cristo, Benedito Paulo de Carvalho, da Paróquia Santa Inês, e os Diáconos Joaquim Mendes Pereira Neto, da Diocese de São José dos Campos, Pasquale Gerardo e Jovino Rezende Neto, da Paróquia Dom Bosco.

A celebração contou com a presença do Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira, do Vice-Diretor do DCTA, Major Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, Diretores, Comandantes, Chefes e Prefeito de Aeronáutica. Aproximadamente 200 pessoas participaram da cerimônia.

A Páscoa dos Militares surgiu em 1945, ao término da II Guerra Mundial, quando os pracinhas retornaram ao Brasil. Como forma de agradecer a Deus pela proteção aos militares brasileiros na Europa e em homenagem aos heróis que morreram nos campos de batalha, o Comando das Forças Armadas decidiu celebrar uma Missa na Praça XV, no Rio de Janeiro. Movidos pela emoção do reencontro dos militares com suas famílias, decidiu-se batizar o evento de Páscoa dos Militares, a fim de lembrar, todos os anos, daqueles que não podem passar data tão importante, que é a Páscoa, com seus familiares.

A cerimônia militar alusiva à Páscoa dos militares é realizada todos os anos, após o período da Páscoa, podendo ser celebrada ao longo do ano, até as vésperas do Natal.