Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Dia da Enfermagem
Início do conteúdo da página

No dia 23 de maio, a Divisão de Saúde realizou um evento, em comemoração ao Dia da Enfermagem, no auditório, reunindo cerca de 50 profissionais da área da saúde e convidados. é o segundo ano que a DS realiza o evento para comemorar o Dia da Enfermagem, celebrado em 12 de maio, e o Dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, celebrado em 20 de maio.

A abertura do II Encontro alusivo a Semana da Enfermagem foi feita pelo Chefe do Grupamento de Apoio de São José dos Campos, Coronel Intendente Marcelo Antenuzzi de Almeida, que parabenizou os profissionais da área. Dando seqüência, o Chefe da DS, Tenente Coronel Médico Mario Sergio Pineda Guerra também parabenizou os enfermeiros, dizendo que eles são a coluna vertebral de todo o hospital.

Dando início às palestras, a Enfermeira Assistencial da Unidade de Queimados da Santa Casa de São José dos Campos, Ana Paula Leite abordou o tema “Queimaduras: Assistência de enfermagem em Emergências”. A Seção de Enfermagem, organizadora do evento, decidiu trazer essa palestra, pois observou um aumento de casos de acidentes com queimaduras, no Setor de Emergência. A Enfermeira Ana Paula deu as orientações de como proceder inicialmente, estabilizando o paciente e posterior encaminhamento à Santa Casa. Segundo a Chefe da Enfermagem da DS, 1º Tenente Enfermeira Amanda Rehem, “como a Divisão de Saúde não é centro de referência de queimados, a equipe de saúde tem que estar preparada para o atendimento primário”.

O evento foi encerrado com a palestra “Gerenciamento do estresse: Blindagem emocional na enfermagem”, apresentada pela 1º Tenente Psicóloga Andressa Moura Lewek, que ressaltou a importância de se ter cuidado com o cuidador, pois a equipe de enfermagem é considerada propensa a estresse decorrente da rotina de trabalho.

 

Fim do conteúdo da página