Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Professora de Educação Infantil desenvolve Objetos Educacionais Digitais
Início do conteúdo da página

Nos dias atuais, um dos assuntos mais frequentes entre rodinhas de pessoas de todas as idades são as tecnologias do mundo digital, os sites mais acessados, o último modelo de celular, mensagens em aplicativos, enfim, o mundo de hoje se encontra conectado com o mundo virtual. E isso se entende a todos os campos. Pessoas utilizam celulares, tablets, notebooks para qualquer atividade, desde pesquisar a previsão do tempo até montar um projeto de trabalho.

Dessa maneira, na área da educação também não é diferente, por isso a professora Sandra Lúcia Pacheco de Almeida Costa Souza, que dá aulas na escola infantil Casimiro Montenegro Filho, interessada por tecnologias e educação, após pesquisas para conclusão de sua dissertação de Mestrado, cujo tema foi “Autoeficácia no Trabalho Docente: o uso da tecnologia digital e virtual no processo de ensino e aprendizagem”, desenvolveu Objetos Educacionais Digitais para aplicação na educação infantil.

Objetos Educacionais Digitais (OED) são jogos, simuladores, infográficos, vídeos, imagens animadas, recursos que auxiliam o professor a explicar um assunto, dentro de uma matéria a ser estudada. Dessa maneira, a professora Sandra Lúcia, juntamente com o professor Dr. José Silvério Edmundo Germano, do Departamento de Física do ITA, desenvolveu um projeto de pesquisa, que já se encontra em seu terceiro semestre, aplicado em crianças de 4 e 5 anos, em sala de aula e nas aulas de informática, onde as crianças têm contato direto com as tecnologias digitais, fazendo uso de tablets, computadores e um projetor.

O material de apoio didático utilizado pela professora Sandra Lúcia é criado em Powerpoint, e com a ajuda do professor Silvério, idealizador da “Sala Inteligente” do ITA, é transformado num site educacional para os alunos. Através do endereço eletrônico www.fis.ita.br/sandra a professora armazena os conteúdos, aplica atividades e jogos , além de conter orientação aos pais.

O resultado dessa pesquisa tem sido satisfatório, tanto para a escola e para os alunos, quanto para os pais que estão acompanhando este trabalho. A idéia da professora é que o trabalho poderá ser ampliado, tornando-se uma proposta inovadora no Ensino Básico, pois este viabiliza um trabalho com o Ensino Fundamental e Médio.

Fim do conteúdo da página