Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Heráldica
Início do conteúdo da página

Escudo Português, com o Chefe em azul externando confiança e fidelidade, à destra o Gládio Alado, simbolo da Força Aérea Brasileira e à sinistra a sigla "GAP-SJ", em prata. Abaixo e à destra do Chefe, encontra-se a roda dentada, em amarelo, engrenagem símbolo de São José dos Campos, cidade onde está situado o Grupamento. No interior da roda encontram-se três estrelas pentalfas, em prata (branco), em formação triangular, representando, na lúnula superior o município de São José dos Campos e na lúnula inferior, seus distritos - Eugênio de Melo e São Francisco Xavier. Corta a roda dentada uma linha ondulada em prata (branco), representando o rio Paraíba do Sul.

O Campo em blau (azul escuro) simbolizando o confiança e fidelidade, atributos inerentes aos integrantes do Grupamento, partido em contrabanda o foguete simbolizando a ciência e tecnologia aeroespacial num rastro em verde e amarelo remetendo a nossa pátria. Sobrepõe-se, à contrabanda, uma folha de acanto em planta decorativa, originária da Grécia e da Itália, simbolizando o serviço da Intendência, o qual é responsável pelas atividades sistemáticas de orçamentação e pagamento de pessoal, subsistência, provisões, fardamento reembolsável e aos encargos ligados à assistência social, jurídica, recreativa, econômica, e financeira, de interesse do pessoal militar e civil do Comando da Aeronáutica e de seus dependentes.

Contorna o escudo um filete em jaule (amarelo), caracterizando o nível de comando da Organização Oficial Superior, no caso do GAP-SJ, de Intendência.

Fim do conteúdo da página